quinta-feira, 15 de abril de 2010

Manutenção da horta mandala

Manejo sustentável do solo

Para produzir alimentos saudáveis é necessário a manutenção da fertilidade do solo, que é feita através de vários processos na nossa horta. Observamos que muitas ervas apareceram espontaneamente nos canteiros, mas essas ervas não são consideradas daninhas. Só é preciso ficar atento se elas começarem a competir com a cultura principal na busca de nutrientes. Na verdade, são ótimos indicadores das condições do solo. Como ervas espontâneas podemos citar os vários capins que apeceram nos canteiros, como o picão e a tiririca, entre outros. Muitos deles, inclusive, têm propriedades medicinais e controle natural de pragas e vão ser utilizados como adubação verde, compondo a biomassa no preparo dos canteiros para o próximo plantio. Outro fator importantíssimo para o equilíbrio da nossa horta são as condições de irrigação, pois o excesso ou falta de água, influenciam diretamente no desenvolvimento das nossas plantas. Assim, antes do plantio este ano, vamos fazer a manutenção da cisterna.

Bom, assumir para nossas vidas aquilo que é novo, não é uma tarefa muito fácil, pois enfrentamos nossos próprios limites de compreensão e mudanças. Por isso, é preciso determinação e coragem para que a mudança de atitude aconteça e possamos viver em harmonia com o planeta.

Conto com vocês!! :)

Um comentário:

odair disse...

oi, sou aluno de geografia da UEPG de ponta grossa, estou fazendo um trabalho sobre artigos publicados, e, notei que este assunto é interessante. gostaria de saber quem foi a idealizadora do projeto e se existe neste projeto uma proposta de permacultura completa(banheiro seco, teto verde, aquecedor solar, etc.) agradece se me responder.
atenciosamente
odair bugiga
meu email oa.bugiga@hotmail.com
ou responde no blog mesmo.